-
Arquitetos: Toob Studio
- Área: 250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Triệu Chiến
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizada na encosta de uma região única: um cruzamento de 5 vias no centro da cidade de Ha Long, Vietnã. Ela possui vistas claras para o mar e foi um projeto desafiador, tanto para o arquiteto quanto para o investidor, por causa de sua paisagem tão única. Ha Long é uma cidade planejada de forma linear, com baixa densidade populacional. Embora esteja localizada no interior de uma baía e não sofra desastres naturais como outras cidades costeiras, ainda sofre com a brisa do mar, que pode causar deterioração rápida das superfícies da construção.
Os arquitetos têm de enfrentar uma situação difícil onde a segurança e a estabilidade da fachada devem ser consideradas, mas a conexão entre interior - exterior e a paisagem também devem ser levadas em conta. A solução é um sistema de cobertura de duas camadas, como o método arquitetônico tradicional. O vidro interno mantém a conexão com a luz natural, ao mesmo tempo em que impede a brisa do mar e o ruído urbano. A camada externa é constituída por placas de concreto perfuradas leves que atuam como uma prateleira a qual protege o interior do ambiente natural áspero. Os usuários podem abrir e fechar essas camadas de acordo com suas necessidades pessoais. A construção tem uma parte que se insere na colina, com um método especial, o arquiteto cria acidentalmente uma parede de terra natural. Esse "acidente" é mantido para encorajar a conexão com elementos locais, tanto física quanto espiritualmente.
O projeto contém uma função complexa: os níveis inferiores são para aluguel e os superiores, onde o ambiente é mais tranquilo e a vista para o mar se expande, são os espaços feitos para o proprietário desfrutar de seu tempo. A edificação é vista como um marco da arquitetura moderna contribuindo para o processo de industrialização e modernização da cidade de Ha Long.